MECÂNICA INDUSTRIAL

CURSO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONALIZANTE TÉCNICA EM MECÂNICA INDUSTRIAL - PROFICIÊNCIA
Oferecemos condições especiais para alunos com experiência na área.
 
Investimento : Mensalidade a partir de R$ 149,00
 
Descrição
O Curso Técnico em Mecânica Industrial prevê no perfil de formação deste técnico a capacidade de atuar na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Além de Controlar processos de fabricação, aplicar técnicas de medição e ensaios que especificam materiais para construção mecânica.
 
Objetivos
 
Formar técnicos aptos a desenhar layouts, diagramas, componentes e sistemas mecânicos correlacionando-os com as normas técnicas de desenho;
Conceber formação de profissionais capazes de identificar, classificar e caracterizar os materiais aplicados na construção de componentes, máquinas e instalações mecânicas através de técnicas e métodos de ensaios da mecânica industrial;
Aperfeiçoar os alunos para que no campo de atuação profissional possam dominar os princípios científicos e tecnológicos a serem aplicados na manutenção mecânica de máquinas, equipamentos e instalações da mecânica industrial;
Formar profissionais aptos na manutenção de máquinas industriais de forma preventiva, corretiva e preditiva, aplicando os conhecimentos científicos e tecnológicos;
Desenvolver além de técnicas voltadas para a área de atuação, a ética e a política, com elevado grau de responsabilidade social e que contemple um novo perfil para saber, saber fazer e gerenciar, no setor industrial e de prestação de serviços, atividades relacionadas à operação e manutenção de máquinas, equipamentos e instalações industriais e na fabricação de componentes mecânicos.
 
Desenvolvimento
 
O Curso  é desenvolvido via educação à distância e tem seus módulos correspondentes a 1.200 (mil e duzentas) horas da carga horária total. O estágio tem 120 (cento e vinte) horas e deverá ser desenvolvido em ambiente real de trabalho em empresas concedentes com a interveniência da escola e supervisão de instituições de integração empresa/escola.
 
 
 
Pré Requisito
 
Para acesso ao Curso  o candidato deverá atender os seguintes requisitos: Escolaridade mínima: Candidatos matriculados no 2ª série do Ensino Médio e/ou ter concluído o Ensino Médio ou estudos equivalentes.
 
Para efetivação da matrícula
 
O candidato ou seu responsável legal deverá apresentar a via original e uma cópia dos seguintes documentos: Certificado de conclusão do Ensino Médio, ou de estudos equivalentes ou comprovante de matrícula na 2ª série do  Ensino Médio; RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento.
 
Amparo Legal
 
Esse procedimento está amparado por diversos dispositivos legais que possibilitam que um curso seja ofertado na modalidade de ensino à distância e que posteriormente sejam convalidados, por competências, por instituições educacionais.
 
• LDB - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 41.
 
• LDB - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 44, inciso IV.
 
• LDB - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, § 2º.
 
• Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005: Art. 2º, inciso V.
 
• Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005: Art. 9º.
 
• Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 46 e 47.
 
Conteúdos Programáticos
 
MÓDULO I
 
Cálculo
Cálculo
Controle e Qualidade
Desenho técnico
Estatística
Higiene e Segurança do Trabalho
Organização Industrial
Orientação ao TCC
Produção de Texto
MÓDULO II
 
Desenho Técnico
Elementos de Máquina
Máquinas Hidráulicas e Térmicas
Metrologia
Processos Industriais
Resistência dos Materiais
MÓDULO III
 
Automação Industrial
Ensaios Tecnológicos
Mecânica de Automóveis
Mecânica Hidráulica
Orientações ao TCC
Projetos Mecânicos
Tecnologia Mecânica
Recuperação
 
A Escola adota o sistema de recuperação contínua no exercício do cotidiano do trabalho do professor e a paralela realizada fora do horário normal das aulas. Os alunos que tiverem aproveitamento inferior a 7,0 (sete), em qualquer disciplina, deverão frequentar os estudos de recuperação paralela, por meio de orientação de estudos ministrada pelo professor da(s) disciplina(s) ou por outro devidamente habilitado e por meio da realização de trabalhos e pesquisas elaboradas pelo aluno, para superar as dificuldades de aprendizagem. Os resultados da avaliação comporão a média da disciplina.
 
Obtenção de Diploma
 
Para a obtenção de certificado ou diploma é pré-requisito ter concluído todas as dependências dos módulos. Todos os procedimentos do Regime de Progressão Parcial de Estudos serão analisados pelo Conselho de Módulo ou Coordenador de Curso ou Professor do componente e, quando couber, registrado em livro próprio.
 
Para a obtenção de certificado ou diploma é pré-requisito ter concluído todas as disciplinas dos módulos. Todos os procedimentos do Regime de Progressão Parcial de Estudos serão analisados pelo Coordenador de Curso ou Professor da disciplina e, quando couber, registrado em livro próprio.
 
 
 
 

CONTATO

Centro Técnico Superior EAD, tem a missão de educação EAD a favor de um mundo melhor, mais crítico e igualitário.

Endereço

Unidade Itabira Matriz
Travessa da saúde, 8 - 2 andar
Ed Abílio Couto - Centro  Itabira/MG

Contato

E-mail: contato@ctsead.com,br
Telefone: (31) 3831-4057 
WhatsApp: (31) 3831-4057 

Educação de qualidade

"Formação de uma sociedade mais crítica e justa, respeitando os valores regionais e individuais do cidadão."